Dominó

REGULAMENTO TÉCNICO DE DOMINÓ

Art.1º O torneio de Dominó será realizado de acordo com as regras estabelecidas por este Regulamento.

Art. 2º O torneio será constituído de uma fase de classificação (grupos), semifinal e final, no método de melhor de 11 (onze), levando em conta:

a)  A dupla que vencer primeiro, 6 (seis) partidas, será vencedora da disputa.

Art. 3º O chaveamento será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão Técnica dos Jogos do Nordeste 2025.

Art 4º Para iniciar o primeiro raio de cada partida mexerão as pedras todos os jogadores e, nos raios subsequentes, mexerá o jogador que iniciou o raio anterior;

a) As peças são "embaralhadas" na mesa e cada jogador pega 7 (sete) peças para jogar;

b) O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando a peça no centro da mesa. A partir desse movimento, as próximas jogadas respeitarão o sentido anti-horário;

c) Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez, sendo que, quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador;

d) Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma;

Art. 5º. A partida pode terminar em duas circunstâncias:

a) Quando um jogador consegue bater o jogo;

b) Quando o jogo fica trancado.

c) Caso o jogo fique trancado: contam-se todos os pontos conseguidos por cada dupla, sendo a dupla que possuir menos pontos a vencedora.

d) Caso haja um empate na contagem de pontos: uma nova partida deverá ser disputada.

Art. 6º Na fase classificatória serão classificadas as equipes com maior número de vitórias de cada grupo de acordo com a tabela estabelecida.

§1º Havendo empate entre equipes de um mesmo grupo, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, nessa ordem:

a) Confronto direto.

b) Maior Pontos Average;

c) Sorteio.

§2º Havendo equipes de grupos diferentes em situação de empate, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior Pontos Average;

b) Sorteio.

§3º O Pontos Average de cada equipe será calculado dividindo-se os pontos a favor pela quantidade de pontos contra de todas as partidas da fase classificatória, vencendo a dupla que obtiver maior média.

§4º No cálculo do Pontos Average serão excluídas as partidas com ocorrência de WO.

Art. 7º O jogo será disputado com 28 pedras, de 7 naipes distintos, jogando cada atleta com 7 pedras.

Art. 8º As pedras, uma vez arrumadas, não poderão ser tocadas, exceto para executar uma jogada.

Art. 9º Na sua vez, o jogador somente deverá tocar apenas a pedra a ser jogada.

Art. 10º. Pegando a pedra errada ou jogando antecipadamente, mesmo que seja a primeira jogada, a dupla perderá a partida

Art. 11º O jogador deverá jogar uma pedra por vez, mesmo que o raio esteja tecnicamente vencido, devendo esperar o sinal do adversário de “passe”.

Art. 12º Ao anunciar o “passe”, o jogador deverá fazê-lo em tom audível e voz clara, não deixando dúvidas para a equipe adversária.

Art. 13º É terminantemente proibido fumar no recinto de jogo, usar telefone celular, mesmo sendo no silencioso ou qualquer outro aparelho de comunicação, valendo a mesma regra para os espectadores do evento.

Art. 14º Durante as partidas, os jogadores não poderão se comunicar (conversa, gestos etc.), podendo apenas fazê-lo logo após o término do raio, até que se inicie o outro.

Art. 15º Os jogos serão realizados em lugar próprio e com a participação dos atletas inscritos, coordenador, sendo permitida a presença de torcedores desde que seja respeitado o absoluto silêncio exigido pela modalidade.

Parágrafo único. É resguardada ao coordenador técnico da modalidade, à arbitragem e aos membros da organização, a prerrogativa de exigir silencio no recinto das disputas, bem como para dali retirar pessoas que esses considerem estar prejudicando o bom andamento da modalidade.

Art. 16º Ao término das partidas, os jogadores poderão permanecer no recinto, mas deverão manter distância das demais duplas em disputa e permanecer em absoluto silêncio no local.

Art. 17º É proibido perturbar ou distrair o oponente, incluindo reclamações descabidas, sucessivas ofertas de empate e qualquer fonte de ruído na área de jogo.

Parágrafo único. Todas as reclamações deverão ser dirigidas ao árbitro do torneio.

Art. 18º Não haverá substituição de jogadores, após iniciada a partida.

Art. 19º É responsabilidade dos jogadores e solidariamente do coordenador técnico da modalidade, garantir que a súmula de cada partida seja concluída em perfeita ordem, sem rasuras, emendas ou anotações ilegíveis.

§1º A súmula deverá ser conferida pelos atletas e assinada em seguida por ambos os jogadores de cada equipe.

§2º Após o completo preenchimento e assinatura pelos atletas, a súmula também será assinada pelo coordenador técnico da modalidade.

§3º Caso julgue necessário, em função de erros no preenchimento ou danos físicos, o coordenador técnico da modalidade poderá disponibilizar uma nova via para ser preenchida pelos atletas, sendo a anterior descartada.

Art. 20º Não haverá disputa de 3º lugar, de modo que todas as equipes derrotadas na semifinal ganharão medalhas de bronze e pontuarão como 3ªs colocadas.

Art. 21º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral dos Jogos do Nordeste 2025.